quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Governança Corporativa

*
Nestes novos tempos (já estamos no sec XXI) o conceito de governança corporativa tem sido muito explorado na busca por uma maior transparência na relação entre empresas-investidores, embora para muitos, o real sentido deste modelo de gestão ainda não esteja totalmente claro.

Segundo o Prof. Marco Bechara da COPPE/UFRJ, "Governança" é uma filosofia de gestão (Privada, Pública – Governamental - Social), onde o processo decisório é compartilhado, de forma a atender os reais interesses (Acionistas – Cidadãos – Comunidades), tornando eficiente, participativo e transparente as decisões administrativas, ao mesmo tempo que legitima o valor social do consenso, tornando-se eficaz e produzindo efetividade, com ética e responsabilidade.

[ Continua - Seagull Trading ]

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu estava a procura de algum lugar onde pudesse trocar idéias sobre o tema e por sorte me deparei com esta página. Tenho lecionado o Tema desde 2002 e sempre tem algo novo que em meu ponto de vista é velho. Tais como: Transparência, Prestação de contas, Respeito aos controles internos e outros que para não me alongar, paro por aqui.

Anônimo disse...

Eu estava a procura de algum lugar onde pudesse trocar idéias o[sobre o tema e por sorte me deparei com esta página. Tenho lecionado o Tema desde 2002 e sempre tem algo novo que em meu ponto de vista é velho. Tais como Transparência, Prestação de contas, Respeito aos contrles internos e outros que para não me alongar, paro por aqui.